Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2016

Laboratório Químico do IQA é acreditado pela CGCRE do Inmetro

Instalado nas dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba, SP, o Laboratório Químico do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) acaba de ser acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro. A certificação representa o reconhecimento da competência técnica do laboratório para o desenvolvimento das atividades de ensaios em produtos.

“Esta acreditação do laboratório tem o reconhecimento dos principais organismos de acreditação do mundo através dos acordos de cooperação do ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation), IAAC (Interamerican Acreditation Cooperation) e IAF (International Acreditation Forum)”, avalia Sérgio Kina, gerente técnico do IQA. O Instituto atende a norma internacional de acreditação de laboratórios, a ISO/IEC 17025, além das normas específicas de ensaios para os escopos de Arla 32 e de Líquido para Freios.

Com equipamentos de última geração, o Laboratório Químico do IQA tem capacidade para realizar ensaios de produtos como Arla 32 e líquido de freio. foto: divulgação/IQA






Para conceder a acreditação, o Inmetro analisou toda a documentação do sistema de gestão do laboratório e fez uma auditoria in loco, em que avaliou todos os processos de trabalho para a realização das atividades de ensaios. “O processo de acreditação é bastante complexo e extenso. Na auditoria, o Inmetro faz uma averiguação completa do sistema para a verificação de nossa competência técnica e atendimento das normas de acreditação”, conta Kina.

Para o gerente técnico do IQA, a principal vantagem de receber a acreditação da CGCRE do Inmetro é o reconhecimento da competência a nível nacional e internacional das atividades do laboratório. “Todas as nossas análises são realizadas com equipamentos de última geração e estão à disposição para toda a sociedade”, destaca.
Segundo Mário Guitti, superintendente do IQA, o laboratório agora deve ampliar os escopos de atuação. “Além disso, o IQA contribui com o desenvolvimento de novas tecnologias. Vamos firmar parcerias com as universidades para a realização de ensaios em nosso laboratório e prestação de serviços às empresas”, afirma Guitti.

O laboratório de análises químicas

O IQA inaugurou em setembro de 2014 o primeiro laboratório do instituto, nas dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a 100 km de São Paulo. Foi a primeira fase de um projeto mais amplo, que contempla ainda um laboratório Metalográfico, um de Ensaios Mecânicos e uma Pista de Ensaios Veiculares.

Com equipamentos de última geração, o Laboratório Químico do IQA no PTS tem capacidade para realizar ensaios de produtos como Arla 32 e líquido de freio. Os equipamentos deste laboratório também contemplam análises de outros produtos do segmento automotivo como, por exemplo,aditivo de radiador.

Na lista de equipamentos, destaque para o instrumento de medição ICP – OES (Inductively Coupled Plasma – Atomic Emission Spectrometer – sigla em inglês para Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente), que realiza análise de elementos em diferentes matrizes sólidas, líquidas, orgânicas e inorgânica, Espectrômetro FTIR (espectroscopia de infravermelho), para identificar um composto ou investigar a composição de uma amostra, e o Espectrofotômetro UV, utilizado para determinar de um modo quantitativo a concentração de substâncias em solução que absorvem radiação.

Além disso, conta com Titulador Karl Fischer, usado para determinar traços de água em uma amostra, Refratômetro Digital de alta precisão,para medir a concentração das misturas de fluidos (açúcar em bebidas, impurezas em óleos, combustíveis etc.) com precisão de cinco casas decimais, e balança analítica de alta precisão, para pesagem de amostras e reagentes (precisão de até 0,00001 g), entre outros.

Publicado originalmente em: LabNetwork 
Acessado em 03/07/2016 - 12:07, Horário de Brasília




Nenhum comentário:

Postar um comentário