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quarta-feira, 1 de junho de 2016

Conhecimento, Habilidade e Atitude

Gerir pessoas é uma ciência em constante evolução e repleta de desafios. Adotada cada vez mais nas organizações, a Gestão por Competências visa preparar os colaboradores em busca de maior produtividade e adequação ao negócio, valorizando assim o capital humano da organização.

Assim, se faz necessário coordenar e incentivar os colaboradores a reduzirem as lacunas em seus perfis de competência profissional, além de saber o que eles são capazes de executar (competências atuais) e entender o que a empresa espera deles (competências requeridas).

Diferentemente do termo definido pela ISO 9001:2015, no mercado profissional o termo "competência" pode ser representado por três propriedades correlacionadas, apresentadas no seguinte anagrama:



Em resumo:

C significa conhecimento sobre um determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. É o saber.

H significa habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que têm, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.

A significa atitude assertiva e pró ativa – iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.


Referências:




 Fábio Carvalho possui vivência de mais de dez anos implementando, coordenando e auditando Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental.

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Conhecimento, Habilidade e Atitude de Fábio Carvalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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