Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sustentabilidade traz perspectivas aos pequenos negócios


Criado em Segunda, 16 Abril 2012 18:01


Representantes da academia, do setor privado e do Sebrae discutem o tema e sua aplicação no cotidiano das empresas


Brasília - Como as micro e pequenas empresas podem se tornar sustentáveis e conquistar mais clientes será o tema do debate que o Sebrae vai promover no segundo dia do Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, nesta quinta-feira (19), na cidade de São Paulo. A intenção é mostrar como a adoção de práticas sustentáveis pode gerar mais eficiência no uso de recursos e menos impactos sociais e ambientais, fatores que concorrem para competitividade das empresas no mundo atual.

Na mesa-redonda sobre essa temática, o Ph.D. em planejamento e estratégia pela Universidade de Michigan e mestre em gestão ambiental pela Universidade de Yale Stuart L. Hart fará uma apresentação sobre sustentabilidade e pequenos negócios. O acadêmico deve apresentar o conceito e analisar de que forma o segmento pode aplicá-lo como ferramenta de seu eixo competitivo.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, falará sobre as estratégias da instituição para o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas (MPE) e os desafios ainda a superar, bem como sobre a inserção do tema empreendedorismo na conferência Rio+20, das Organizações das Nações Unidas (ONU), em junho deste ano, no Rio de Janeiro. Economista com doutorado pela Freie Universitaet Berlin, na Alemanha, Carlos Alberto tem se dedicado principalmente aos temas da inovação e desenvolvimento sustentável para maior competitividade dos pequenos negócios.

Nova classe média

O terceiro debatedor é o empresário Pedro Passos, da Natura, que vai apresentar a visão prática de empreendedor sobre o tema. Passos é co-presidente do Conselho de Administração da Natura Cosméticos, reconhecida por suas práticas sustentáveis.

O debate sobre sustentabilidade é estratégico para o Sebrae aperfeiçoar sua oferta de serviços que ajudem na superação dos desafios pelos pequenos negócios frente às novas regulações, exigências e oportunidades de mercado. No mesmo dia, serão discutidos também os temas de inovação e os novos mercados que surgiram nos últimos anos, como o da nova classe média e o da web 2.0.

Neste ano em que comemora quatro décadas de atuação, promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável, o Sebrae tornou-se o primeiro parceiro oficial da Rio +20. A agenda dessa Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável mobiliza ainda o governo federal, que prepara um decreto no qual definirá um percentual obrigatório mínimo de compra de produtos sustentáveis por meio das licitações públicas. A iniciativa tem como finalidade estimular a maior oferta e a participação das micro e pequenas empresas nas contratações.

O Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios será realizado no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, de 18 a 20 de abril, e terá cerca de 300 convidados, entre empresas privadas, pesquisadores, representantes do poder público, da academia, da imprensa e colaboradores do Sebrae.

Serviço

Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário