Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

Você está demitido! Dicas para recomeçar





Quem nunca pensou sobre isso? Ou passou situação semelhante? Ou talvez esteja passando por este momento não muito agradável não é?

Estes dias em grupo de amigos estavamos falando sobre a rotatividade de muitos profissionais no mercado de trabalho, mesmo existindo carência de mão de obra, ao mesmo tempo temos a situação de profissionais desatualizados, por permanecerem muito tempo na mesma empresa, acabam deixando este fator a qualificação de lado.

Contudo você já parou para pensar e analisar suas ações, ao invés de ficar mal humorado e até mesmo triste? Esta situação acaba mexendo não somente no ego da pessoa como também no emocional, mas vamos lá, levante a cabeça e mãos à obra.

Economizar

A nossa vida funciona exatamente como o fluxo financeiro de uma empresa, ou seja, precisa de entrada para gerar saída, então economizar é fundamental, organize uma planilha de custos diários, onde claro, suas dividas deverão estar incluídas.


Não esqueça que o seu dia a dia tem um custo fixo de X valor, portanto tente mudar hábitos para garantir sua segurança financeira e estabilidade por maior tempo.

Saia da rotina, relaxe

Isso mesmo, após sua demissão, esqueça relógio e até mesmo desconecte-se do mundo virtual, faça um passeio por lugares que você não vai há muito tempo, e aproveite este momento para relaxar, sem desespero, pois isso atrapalha qualquer ação futura.


Network

Neste segundo dia, levante e tome um belo café da manha, pois mente saudável é sua ferramenta fundamental nesta nova etapa, relacione o seu network, isso mesmo, pessoas ao qual fazem parte do seu circulo de amizades e profissional.


Planejar sua ação de marketing profissional

Neste caso, pense em você como um ótimo produto no mercado, você gostaria de estar em destaque? Então vamos analisar os seguintes critérios.


  • Qual foi o último curso que você fez na sua área?
  • Como a sua área profissional está hoje, competitiva em que? Houve mudanças?
  • Compare seu currículo conforme as necessidades do mercado.
  • Pesquisar empresas é o correto, identifique como poderia estar sendo útil na mesma, e com isso analisar a vida desta empresa, pois é fundamental.
  • Pesquisar sobre faixa salarial do mercado, pois dificilmente hoje conseguirá o mesmo salário que da empresa que você estava durante os últimos 10 anos.
  • Pesquisar cursos na sua área aproveitando este tempo para melhorar seu potencial.
  • Criar uma relação de e-mails para onde seu currículo deverá ser enviado, ma atente-se que muitas empresas não usam mais desta ferramenta para contratação, neste caso, entregue em mãos.
  • Analisar bem o currículo desenvolvido, pois muitas vezes esta ferramenta de divulgação profissional acaba sendo descartada por falta de informação ou até mesmo por excesso da mesma, pesquisa ou busque uma consultoria profissional para elaboração do mesmo, pois evita a perda de tempo e o insucesso na busca.

Hora de agir

Neste momento você está com currículo pronto e sua lista de empresas e e-mails em mãos, ao enviar por e-mail seja cauteloso no texto de apresentação e claro, seja muito atento ao excesso de texto no corpo de e-mail, seja objetivo como no exemplo abaixo.

Prezado (a) Fulano de tal,
Estou enviando meu currículo para vossa empresa em busca de uma recolocação em minha área conforme identificado no mesmo, coloco-me a disposição para oportuna entrevista conforme disponibilidade.

Simples não é, então neste caso nunca use imagens para enviar currículo, atualmente o mais utilizado é o formato pdf, facilita a execução do arquivo como também protege os dados enviados.

Ao entregar em mãos o currículo, cuidado para não danificar ou sujar as folhas do mesmo, e tome cuidado com a quantidade de folhas claro, seja objetivo na elaboração do seu currículo, mantenha o mesmo sempre em envelope, garantido a Qualidade do conteúdo.

Fui chamado para entrevista e agora?

Disponibilidade é fundamental, portanto caso esteja estudando, verifique sua maior necessidade, e tente ser flexível ao mercado atual, pois em épocas em que a produtividade está como tema atuante, ter disponibilidade é importantíssimo.

Sua aparência é algo essencial para este processo, portanto alinhar-se de forma adequada à situação como esta acaba ajudando e muito.


A entrevista ao qual foi chamado tem um único objetivo, contratar um profissional conforme especificações da empresa ou do cargo, avaliar sua qualificação como também seus objetivos é necessária, talvez esta primeira entrevista não seja o seu emprego sonhado.

Quando na questão de salário, se você for o profissional qualificado para tal função, já facilita, mas na maioria das vagas já é definido o salário oferecido, é pouco? Então avalie novamente seus objetivos.

Pronto! Estou empregado

Acalme-se, você deverá manter seu foco na Qualificação contínua em também se atualizar conforme esta nova empresa, seja profissional sem esquecer de seus objetivos e futuro.

Pense nisso e boa sorte!

Publicado originalmente em: 15/03/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário