Pesquisar este blog

domingo, 2 de janeiro de 2011

Confuso pelas campainhas, beeps e sinais sonoros??


A norma ISO oferece uma solução

18/11/2010

As campainhas, beeps, sinais sonoros e outros sons emitidos pelos prinicpais bens de consumo estão te deixando louco? Sente-se confuso sobre qual produto está fazendo o som, e o que ele significa?

Para responder à estas questões, a ISO desenvolveu uma norma estabelecendo padrões para os sinais audíveis utilizados para transmitir informação relacionada ao uso do produto aos consumidores. Agora, itens como seu computador pessoal, sua câmera ou seu brinquedo infantil favorito lhe darão sinais sonoros que serão fáceis de compreender, sem causar confusão com outros sinais.

“Esta norma é parte de uma série de normas que visam tornar os bens de consumo mais práticos, em particular, mais eficazes, eficientes e satisfatórios para todos os usuários,” disse Kenji Kurakata, relator da equipe que desenvolveu a nova norma. “Queremos que todos os usuários estejam aptos à viver e trabalhar em harmonia com seus bens de consumo.”

A nova norma, ISO 24500:2010, Ergonomia – Design Inclusivo (accessible design) – Sinais audíveis para bens de consumo, foi concebida para melhorar a praticidade e acessibilidade dos sinais sonoros usados em bens de consumo, nisto melhorando seu uso não somente por pessoas cm deficiências visual ou auditiva, mas também pelos idosos, os temporariamente inaptos e por todos aqueles que não possuem deficiência alguma.

Os padrões para sinais audíveis contidos na ISO 24500 adotam os princípios do design inclusivo apresentados no Guia ISO/IEC 71:2001, Diretrizes para desenvolvedores de normas par atender as necessidades de pessoas idosas e pessoas com deficiências. Será utilizada em conjunto com suas normas adjuntas, ISO 24501, Ergonomia – Design Inclusivo – níveis de pressão sonora para sinais audíveis para bens de consumo, prevista para publicação em 2011.

O tema da acessibilidade é desenvolvido através do trabalho dos diferentes comitês técnicos da ISO que desenvolvem as normas ISO relacionadas. Este trabalho foi assunto de destaque na edição de setembro de 2010 da revista ISO Focus+, e no mesmo ano tema do Dia Mundial da Normatização, em 14 de outubro – “Normas tornam o mundo acessível a todos”.

Adicionalmente, um workshop internacional foi realizado entre 3 e 5 de novembro de 2010 em Genebra, Suiça, para examinar as normas necessárias para facilitar o acesso à produtos, serviços, ambientes e instalações à pessoas com deficiências. Organizado pelo World Standards Cooperation – WSC (Cooperação Mundial entre Normas), o workshop contou com grupos de partes interessadas chave de todo o mundo para discutir esta importante questão. Para mais informações, acesse www.iso.org/wsc-accessibility (somente em inglês)

A ISO 24500:2010, Ergonomia – design inclusive (accessible design) – Sinais sonoros para bens de consumo, foi desenvolvida pelo comitê técnico da ISO 159 (ISO/TC 159), Ergonomia, subcomitê SC 5, Ergonomia do ambiente físico, e está disponível nos institutos nacionais membros da ISO (veja lista completa com os contatos). Ela também pode ser adquirida diretamente do Secretariado Central da ISO, ao preço de 58 francos suíços, através da ISO Store ou contatando o Departamento de Marketing Comunicação e Informação (Elizabeth Gasiorowski-Denis, Communication Officer, Marketing, Communication and Information Tel.  +41 22 749 01 11; Fax  +41 22 733 34 30; E-mail  gasiorowski@iso.org)

fonte: http://www.iso.org/iso/pressrelease.htm?refid=Ref1371&utm_source=ISO&utm_medium=RSS&utm_campaign=News&goback=.gde_3235393_news_261912236

Nenhum comentário:

Postar um comentário