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terça-feira, 30 de abril de 2013

Pesquisa da ISO sobre a futura ISO 14001



 A ISO está conduzindo uma pesquisa para coletar inputs para a próxima edição da ISO 14001, que deve ser publicada em 2015.

Essa pesquisa busca melhorar o entendimento das necessidades dos utilizadores e de outras partes interessadas em relação às normas de sistemas de gestão ambiental, de modo a informar os revisores das normas ISO 14001 e ISO 14004.

As respostas serão mantidas em absoluto sigilo.


Para participar, acesse o seguinte link ate o dia 30 ABR 2013:

sábado, 20 de abril de 2013

Pesquisa de Percepção das empresas compradoras em relação aos seus fornecedores certificados ISO 9001

O INMETRO, em parceria com o Comitê Brasileiro da Qualidade – CB 25, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e a Associação Brasileira de Organismos Acreditados – ABROC, objetivando avaliar a credibilidade das certificações dos Sistemas de Gestão da Qualidade com base nos requisitos da Norma ABNT NBR ISO 9001 feitas no Brasil, está realizando a PESQUISA DE PERCEPÇÃO das empresas compradoras em relação aos seus fornecedores, cujos resultados serão discutidos em evento a ser realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2013, em São Paulo - SP, com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

Para participar, acesse: http://bit.ly/pesquisaINMETRO



Gerência Da Qualidade No Setor De Serviços


Abordamos anteriormente a Gestão da Qualidade Total (TQM), relatando seus conceitos e aspectos. Aplicar o TQM no setor de serviços pode apresentar algumas dificuldades, pois a maioria dos serviços são intangíveis e devido a sua própria natureza é mais complicado determinar sua qualidade.

Podemos citar como exemplo o problema que as companhias aéreas enfrentam para determinar a qualidade do desempenho de seus comissários de bordo. Esses elementos de desempenho afetam a percepção da qualidade do cliente e são difíceis de identificar e medir, e na maioria dos casos, esses padrões para medir o desempenho simplesmente não existem e os clientes acabam criando seus próprios padrões através da comparação dos serviços que recebem com o serviço que gostariam de receber.

Outro aspecto que reflete nesta situação é que a qualidade percebida de alguns serviços é afetada por aquilo que a cerca, ou seja, uma decoração agradável, facilidade de acesso, atendentes cordiais, limpeza e outros fatores podem determinar a qualidade percebida de um serviço, mais do que sua qualidade efetiva. Talvez a qualidade do serviço prestado não seja tão eficaz, mas devido a esses fatores, ela é percebida pelo cliente como superior. O quadro a seguir, apresenta uma percepção sobre alguns elementos da prestação de serviços.



Tabela Qualidade de Serviços

Como vários serviços são intensivos em mão de obra e os funcionários tem contato direto com os clientes, o desempenho dos funcionários do setor de prestação de serviços determina em grande parte a qualidade dos serviços. Entretanto, como os serviços tendem a ser extremamente descentralizados e geograficamente dispersos, muitas organizações prestadoras de serviços elaboram um programa intensivo de educação continuada e treinamento de seus colaboradores, com base na sua gerência de qualidade.

Os programas de controle de qualidade exercem um grande impacto no gerenciamento das organizações, sendo que para maioria dos serviços a arma competitiva é a qualidade percebida, pois preço, flexibilidade e rapidez na entrega podem não ser muito diferentes do oferecido pelos concorrentes.

A qualidade do serviço, portanto, torna-se o foco principal da estratégia operacional para ganhar o cliente. A dica então é aumentar a qualidade percebida pelo cliente, invista na garantia, empatia, presteza, ambiente e passe confiança.

REFERÊNCIA
GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.


Publicado originalmente em: Blog da Qualidade
Acessado em: 20/04/2013


Os pedidos mais bizarros já feitos por chefes a funcionários


Cortar as unhas do cachorro do chefe e assumir o papel de melhor amigo dele: veja quais as demandas mais bizarras já feitas por superiores segundo Careerbliss.



São Paulo – Miranda Prestly, do filme "O diabo veste Prada", parece não ser a única chefe a fazer pedidos estranhos para seus funcionários. De acordo com a pesquisa do Career Bliss, um em cada quatro profissionais já tiveram que fazer alguma tarefa (a pedido do chefe) que não tinha nenhuma relação com a função que eles exerciam. 

E, em alguns casos, o tipo de demanda está muito próximo do pedido que a personagem Miranda fez à assistente Amy: exigir que ela encontrasse, em algumas horas, os manuscritos do último livro da série Harry Potter – que ainda não haviam sido lançados, como mostra uma das cenas mais clássicas do longa.

Confira quais foram os pedidos mais estranhos já feitos por um chefe (na vida real), segundo o mapeamento do Career Bliss. Ao todo, 3,7 mil pessoas participaram da pesquisa.

Queima de arquivos O chefe pediu para o funcionário estar pronto para deletar todos os e-mails e arquivos do computador no momento do aviso [provavelmente, de demissão]

Barriga de aluguel  Em mais de uma investida, o/a chefe pediu para que a funcionária fosse mãe de aluguel para ele/ela 

Espionagem corporativa O chefe pediu para um funcionário espionar um gestor sênior 

Armas O chefe pediu para o funcionário comprar um rifle para ele. Depois, ele seria reembolsado.

Drogas ilícitas O chefe perguntou ao empregado se ele conhecia alguém que poderia ligá-lo a substâncias ilegais

Autopromoção terceirizada Um chefe pediu para o funcionário postar bons comentários sobre ele na internet. O problema? Os elogios eram falsos.

Lição de casa E se o seu chefe pedisse para você ajudar no dever de casa dos filhos dele? Pois um dos chefes mencionados na pesquisa pediu que o funcionário ajudasse num projeto da feira de ciências da filha dele

Assassinato terceirizado Que tal queimar o irmão do seu chefe? Pior: a pedido dele? Pois esta foi uma das requisições que apareceram no levantamento. 

Funcionário banco E se seu chefe, que tem um salário maior que o seu, pedisse dinheiro emprestado? Para um dos participantes da pesquisa esta hipótese se tornou realidade: o chefe pediu 400 dólares emprestados para pagar um carro

Enfermaria Sabe os pontos remanescentes de uma cirurgia ou ferida profunda? Pois em vez de ir a um hospital, o chefe pediu que um empregado os tirasse para ele

Melhor amigo Um chefe foi além do conceito de bom relacionamento no trabalho e pediu para um dos empregados ser seu melhor amigo.

Caça móveis usados O chefe terceirizou uma tarefa pessoal e pediu para que um funcionário vasculhasse um edifício abandonado em busca de móveis e suprimentos que ele mesmo pudesse usar. 

Fiança O chefe pediu a um dos funcionários para socorrer um colega de trabalho e tirá-lo da prisão

Manicure Que tal bancar a manicure dos animais de estimação do seu chefe? Um chefe pediu para o funcionário cortar as unhas do cachorro dele.

Cerimonialista privado Em um ato claro de confusão entre pessoal e profissional, uma/um chefe pediu ao funcionário que ajudasse a planejar o casamento dela/dele 

Publicado originalmente em: Abril.com
Acessado em 20/04/2013


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pensamento: Problema

“O problema não é o problema. O problema é sua atitude com relação ao problema.” 

Desconhecido

domingo, 7 de abril de 2013

Reengenharia da Qualidade

O Que a Reengenharia Tem a Ver Com a Qualidade? Como Ela Pode Contribuir Diminuir os Prazos e os Custos de Uma Organização?
 
A melhoria do desempenho operacional tem sido uma preocupação constante nesse século e, dessa forma, as mudanças que estão ocorrendo no mundo exigem empresas proativas e flexíveis – características necessárias à sobrevivência e ao sucesso.
 
Nesse mundo altamente competitivo não basta apenas ser bom, é preciso ser o melhor de forma a cativar o cliente e manter-se no negócio. As novas tecnologias no campo da informação aproximaram países e pessoas, estando as informações disponíveis em tempo real e fazendo com que as decisões necessitem rapidez dos responsáveis pelas organizações.
 
Tais mudanças geram novas maneiras de aperfeiçoar a gestão empresarial e melhorar seu desempenho, levando a inúmeras abordagens hoje em uso nas empresas. A Reengenharia surgiu como resposta às pressões econômicas, à concorrência e como forma de reestruturar o sistema industrial americano, a fim recuperar o espaço perdido para os japoneses.
 
Sendo assim, a Reengenharia torna-se um conjunto de conceitos que devem ser adicionados aos esforços pela sobrevivência e crescimento das organizações nesta era da competência.
 
O final dos anos 80 ficou sendo conhecido como “a era da qualidade” – quando satisfazer o cliente era um claro diferencial competitivo – mas, hoje em dia, é necessário deslumbrar (e surpreender) os clientes – e principalmente os concorrentes.
 
Segundo Hammer e Champy nunca foi tão difícil conquistar clientes, os quais estão mais atentos e mais educados. Os clientes atuais são caracterizados pela sua busca incessante pela qualidade, serviços, preços e pela vontade de agir no caso de haver negligência no cumprimento de um contrato.
 
Conforme os autores acima, a maioria das empresas atuais foi construída em tono da ideia central descrita por Adam Smith: _ “o princípio da divisão do trabalho”. Mas, segundo eles, esta antiga forma de funcionamento das empresas simplesmente se tornou inoperante, uma vez que as atividades voltadas para as tarefas estão obsoletas e, dessa forma, as empresas precisam organizar seu trabalho em torno de processos e não podem ser mais “consertadas”, e sim “reinventadas”.
 
Conforme Hammer  e Champy, o “Envolvimento dos Empregados”, o “Workteams” e o “Controle Estatístico dos Processos” têm direcionado à melhoria contínua das organizações, mas o progresso é ainda muito lento.
 
Para eles, a Reengenharia é uma teologia porque requer a crença de que há um modo diferente de organizar e fazer o trabalho em uma organização. Eles argumentam que a marca da qualidade de uma empresa de sucesso é a sua habilidade de abandonar o que foi sucesso no passado, uma vez que não existe fórmula de sucesso permanente.
 
Sob o ponto de vista desses autores, é apenas para um mundo em crescimento estável que os modelos de Adam Smith, Frederick Taylor, Henry Fayol e Henri Ford seriam adequados. Peter Drucker também radicaliza ao afirmar que “a Reengenharia é uma necessidade e, sem adotá-la, é impossível que uma empresa sobreviva”.
 
Portanto, a Reengenharia trata de inverter a Revolução Industrial, pondo de lado todo conhecimento adquirido com duzentos (200) anos de Administração Industrial. Ela rejeita os paradigmas de Adam Smith, a divisão do trabalho, a economia de escala, o controle hierárquico e todos os demais pertences de uma economia no estágio inicial de desenvolvimento.
 
Conceitos e Definições
 
Para Hammer  e Champy, uma rápida definição da Reengenharia seria o “começar de novo”; ela não significareformular o que já existe” ou “fazer mudanças tímidas” que deixem as estruturas básicas intactas. Na verdade, a Reengenharia significa abandonar procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os produtos (e serviços) de uma empresa e proporcionar “valor ao cliente”.
 
Os autores definem a Reengenharia como “o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais, que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho como custos, qualidade, atendimento e velocidade”. Esta definição encerra quatro (4) palavras chaves:
  • Fundamental: ao praticar a Reengenharia precisam-se formular questões básicas a respeito da empresa e seu funcionamento: _ “Por que fazemos o que fazemos?” e “Por que fazemos dessa forma?” Essas perguntas nos forçam a examinar as suposições subjacentes à forma como as atividades são conduzidas. Pois a Reengenharia ignora o que existe e se concentra no que deveria existir.
  • Radical: significa desconsiderar todas as estruturas e procedimentos e inventar formas completamente novas de realizar o trabalho. É a reinvenção das empresas; não é a melhoria, aperfeiçoamento ou modificação.
  • Drástica: a Reengenharia não diz respeito à melhorias marginais ou de pequenas quantidades, mas de saltos quânticos de desempenho. Dessa forma, melhorias drásticas requerem destruição do antigo e sua substituição por algo novo.
  • Processos: é a palavra chave mais importante e também a que traz mais problemas, já que muitos homens de negócios não estão voltados para os processos e sim para as tarefas, serviços, pessoas ou estruturas.
A ênfase na Reengenharia é a melhoria radical dos processos em nível operacional, a maneira pela qual o trabalho é realmente realizado. Para esse autor, a Reengenharia “é uma ferramenta para ajudar as organizações a pensar diferente e é um método de se alinhar para o futuro”.
 
Dessa forma, o que a Reengenharia tenta realizar – tornar as empresas mais eficazes – não é novo e os quatro (4) pressupostos que a diferenciam das demais estratégias de mudança organizacional são:
 
  • Só poderá ocorrer uma mudança radical quando a antiga maneira de pensar (e operar) for destruída.
  • Os resultados concretos devem aparecer rapidamente.
  • A tecnologia da informação é um elemento chave em qualquer esforço de mudança organizacional.
  • Qualquer mudança deverá afetar as partes de uma empresa; assim, um esforço de mudança deverá integrar as pessoas, as tecnologias, a estrutura e a filosofia gerencial
 
Portanto, pode-se deduzir que a Reengenharia contribui decisivamente para intensificar o Planejamento e o Controle dos prazos e dos custos de uma organização, conduzindo com mais rapidez os programas de qualidade.
 
 
Julio Cesar S. Santos Julio Cesar S. Santos  /  Site do autor /  Qualidade        Articulista e co-autor do livro: "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001).

 
 
Publicado orginalmente em: Portal Qualidade Brasil
Acessado em 07/04/2013 - 14:10 Horário de Brasília
 
 
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

"RH com Você" Saiba como elaborar um currículo campeão: Modelo Comentado.

Tenho acompanhado candidatos comentando nas minhas redes de emprego que enviam uma porção de currículos para diversas empresas e não recebem contato para participar de entrevista.
 
Em muitos casos, a resposta para essa falta de um retorno é que a cada vaga divulgada as empresas costumam receber dezenas de currículos, e infelizmente muitos candidatos não sabem preparar um bom currículo, ou seja, não sabem vender a sua imagem, sua experiência através de um currículo.
 
Alguns candidatos enviam currículo tipo "spam": enviam por email para todas as empresas e lista de emails que encontram pelo caminho. Muitas vezes sem atentar-se ao perfil da empresa, perfil/requisitos da vaga...enfim atiram no escuro sem foco.
Esses dias coloquei um anúncio para empresa do Ramo de Educação e um candidato enviou o currículo citando querer fazer parte dessa Indústria Alimentícia.
 
Currículos enviados "às cegas" vão parar no banco de dados e muitas vezes na lixeira.
 
O currículo é o seu cartão de visitas, é o que abre portas para uma entrevista de seleção. Com milhares de currículos para serem analisados, os que trazem mais detalhes sobre as atividades desempenhadas são os que mais interessam aos recrutadores.
Os prazos que temos para processos seletivos são bem curtos na maioria das vezes, e um currículo bem elaborado nos auxilia e muito.
 
Não deixem de enviar no assunto do e-mail o nome da vaga que deseja ocupar, é primordial!
 
Não envie no corpo da mensagem textos de súplica pelo emprego, de desespero, falando que precisa muito, que está passando necessidades... saiba vender-se da melhor maneira possível. As empresas procuram um profissional e não fazer filantropia!
Montei esse modelo comentado de currículo para auxiliar os candidatos a montar um currículo bem estruturado e com todas as informações que devem transmitir nesse primeiro contato.
 
Um bom currículo pode facilitar e muito sua vida na hora de ser claro, sucinto e objetivo.
 
Garanto que dando uma atenção maior à elaboração do seu currículo você fará dele uma ferramenta decisiva na busca por uma colocação/recolocação no mercado de trabalho.
 
Começo por onde?
 
Não se usa capa e nem a palavra Currículum Vitae.
Dispense cores, linhas, traços e etc que "enfeitam" o currículo.
Comece pelo seu nome, afinal esse currículo é o SEU cartão de visita. Você é o "produto" que vai ser "vendido".
 
Exemplo:
LAURA MARIA DE ALMEIDA (Fonte 14 ou 16 em negrito)
 
Dados pessoais
 
Resumem-se ao seu nome, endereço, telefone, e-mail, idade e estado civil.
Não coloque dados pessoais referente a documentos, esse tipo de informação é passada nas entrevistas.
 
RUA 10, N° 116, 25 ANOS.
CENTRO
GOIÂNIA – GO. CASADA.
(62) 3315-0000/ (62) 8500-0000
modelodecurriculo@teste.com.br
 
Objetivo
 
Deixe claro, logo no início, a qual cargo você está se candidatando ou qual a sua área de interesse.
 
Assistente Administrativo ou Atuar na área Administrativa/Financeira
 
Perfil Profissional
 
Trata-se de um resumo relâmpago (máximo de dez linhas), sobre sua carreira, a ser exposto na primeira página.
 
O selecionador precisa entender sua evolução profissional numa rápida passada de olhos, por isso vá direto ao ponto.
Inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados.
 
Foco no seguinte: Quem ler este texto vai querer me conhecer?

Experiência de 06 anos na gestão estratégica e tática do transporte internacional de valores.
Especialista em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Pós-graduando em Gestão do Conhecimento.
Fluente em inglês e francês, Certificação PMP e Certificação LPIC-201
Formação Acadêmica
 
Mencione os cursos de nível superior, de pós-graduação e especializações que fez na ordem do último para o primeiro.
Não esqueça de colocar o ano de início e término de cada um e o nome completo das instituições.
 
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Administração de Empresas
Universidade Paulista - UNIP
Concluído em 2009
 
Se tiver apenas formação escolar, coloque:
 
FORMAÇÂO ESCOLAR
Ensino Médio Completo
Colégio Estadual José Ramalho
Concluído em 2009
 
Experiência Profissional
 
O ideal é destacar os cargos mais recentes. Coloque em ordem cronológica (do mais recente para o mais antigo).
Inclua data de admissão e de saída, o nome da empresa e o cargo.
 
O que interessa são as experiências dos últimos cinco ou dez anos! Se tiver muitas, coloque até as 3 ultimas, ou as que mais tem perfil da vaga em questão.
 
Sintetize suas principais realizações em no máximo cinco linhas. Destaque projetos que liderou ou dos quais participou, metas atingidas, etc.
 
TRAINEE – ASSESSORIA E TREINAMENTO EMPRESARIAL.
Assistente Administrativo - Período: 06/2007 – 08/2008.
Principais Atividades: Serviços administrativos, tais como: elaboração e controle de documentos, controle de fluxo de caixa, recebimento de mensalidades. Recrutamento & Seleção para empresas parceiras; Elaboração de currículo gerador de entrevistas; Avaliação do perfil profissional dos alunos; Aulas de Marketing Pessoal e Técnicas de entrevistas; Pesquisa de mercado; Contato comercial com os clientes e Divulgação de cursos.
 
Cursos de Extensão Universitária ou Formação Complementar
 
Coloque o nome da instituição, nome do curso, carga horária e mês e ano de conclusão.
Se tiver muitos cursos, coloque apenas os voltados à área do cargo em questão.
 
Recrutamento & Seleção de Pessoal – GAP: Grupo de Administração Profissional
Carga Horária: 16 Horas/Aula – Concluído em Outubro/2011
 
Informações Adicionais
 
Colocamos aqui informações tais como disponibilidade de mudança de cidade e/ou estado, pretensão salarial e outras informações variáveis de acordo com cada vaga.


Carteira de Motorista 'AB'
Disponibilidade para mudança de cidade ou estado
 
Algumas outras informações que devem ser avaliadas de acordo com o perfil da vaga ou exigências de cada empresa:
 
Idiomas: Seja honesto, qualquer informação colocada no currículo sempre será checada. Se for fluente, diga que é fluente. Se for intermediário, coloque intermediário. Também mencione se estiver frequentando algum curso.
 
Salários: Não mencione pretensões salariais a menos que seja solicitado! Deixe para tratar desse assunto mais tarde. Dependendo do valor, esse item já pode ser a primeira barreira entre a empresa e o candidato.
 
Carta de apresentação: Ela não é fundamental, embora seja bastante útil desde que diga, em cinco linhas, o tipo de empresa e os cargos que você deseja. Se não for curta e objetiva assim, esqueça. O perfil profissional bem elaborado já exclui a necessidade da carta de apresentação.
 
Revisão: Depois de pronto, leia e releia o texto com calma e atenção. É recomendável mostrá-lo para algum amigo mais experiente, que possa alertá-lo para possíveis deslizes, ou até mesmo contratar um revisor. Erros de português e de digitação passam ideia de desleixo.
 
Orientações de formato:
 
Número de páginas: O currículo deve ter entre uma e duas páginas.
 
Texto: Fontes clássicas, como Arial, Times New Roman ou Verdana. Clareza é fundamental: a pessoa que vai ler o seu currículo tem que entender o que está escrito. Utilize uma linguagem simples, não deixe dúvidas de entendimento.
 
Fotos: Não envie foto anexada ao currículo. Antes de conhecer a cara do candidato, os recrutadores querem saber de seus feitos e habilidades. Só mande foto se isso for pedido e cuide para que seja uma 3×4 comportada.
 
MODELO
 
Maria de Fátima Ribeiro (colocar fonte tamanho 14 ou 16)
Brasileira, Solteira, 22 Anos
Rua Americano do Brasil, nº 100, Bairro Feliz, Goiânia-GO
(62) 0000-0000 modelocurrículo@modelo.com.br
 
Objetivo 
Assistente de Recursos Humanos
 
Perfil Profissional
Vivência de 06 anos em Recrutamento & Seleção em consultoria de grande porte. Atuação desde a divulgação de vagas até o processo final com aplicação de testes psicológicos.
Profissional dinâmica, responsável, liderança e excelente relacionamento interpessoal.
Experiência em gestão de equipes e aplicação de dinâmicas de grupo.
 
Formação acadêmica
Gestão de Recursos Humanos
Faculdade Estácio de Sá - Concluído em 12/2012
 
Experiência Profissional
Empresa modelo Ltda.
Assistente de Recursos Humanos - 12/ 2009 a 01/2013
Principais atividades: Responsável pela divulgação de vagas, triagem de currículos, aplicação de testes psicológicos, entrevistas de seleção e integração.
 
Cursos de Formação Complementar
Recrutamento e Seleção – Centro profissionalizante de Anápolis
120 horas/aula – Concluído em 12/2012
 
Informações Adicionais
Disponibilidade de mudança de cidade
Pretensão salarial: R$ 1.200,00
 
 
Opinião do Leitor
Envie sugestões de temas para a coluna, críticas, elogios e dúvidas para rafaelmirandamendes@hotmail.com
 
Abraços e sucesso!
Rafael Mendes
Especialista em Recursos Humanos e Coaching
(62) 8572-3432
339178 268144079914529 358133132 o
 
 
Publicado originalmente em: Meganésia
Acessado em: 04/04/2013 - 11:35 Horário de Brasília
 
 
 
 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Patrimônio Humano

As pessoas em todos os níveis são a essência de uma organização, e seu pleno envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam utilizadas para o benefício da organização.

a) Principais benefícios:
> pessoas motivadas, empenhadas e envolvidas na organização,
> inovação e criatividade que promove os objetivos da organização,
> pessoas sendo responsáveis por seu próprio desempenho,
> pessoas ansiosas para participar e contribuir para a melhoria contínua.

b) Aplicar o princípio do envolvimento de pessoas, tipicamente leva a:
> pessoas que compreendem a importância da sua contribuição e o seu papel na organização,
> pessoas que identificam restrições ao seu desempenho,
> pessoas que aceitam problemas e sua responsabilidade para resolvê-los,
> pessoas que avaliam seu desempenho em relação aos seus objetivos e metas pessoais,
> pessoas que procuram ativamente oportunidades para reforçar sua competência, seus conhecimentos e sua experiência,
> pessoas que compartilham livremente conhecimento e experiência,
> pessoas que discutem abertamente problemas e outros assuntos.



Fonte: ISO 9004:2009 "Gestão para o sucesso sustentado de uma organização - Uma abordagem da gestão da qualidade", Item B.4 do Anexo B.



Pensamento


"Um barco, no ancoradouro, está seguro.

Mas não é para isso que os barcos são feitos."





Os cuidados com a desoneração fiscal


Varejistas. O governo é um parceiro intimo dos tributos, contudo dentre necessidade de governança o aumento do consumo no país deve ser acelerado e um dos caminhos é a aprovação das desonerações fiscais.

Os gestores devem ficar atentos a essas mudanças!

Mesmo com o grande aparato da comunicação do mundo moderno, muitas são as empresas que não atentam a tais situações e acabam perdendo dinheiro.
A falta adequada do conhecimento em gerir essas mudanças fiscais vem fazendo alguns negócios continuarem operando regimes não mais existentes. 

E não para por aí. 

As pegadinhas promocionais assistentes de palco das desonerações comprometem os estoques. Compradores despreparados pecam ao adquirir mercadorias com preços reduzidos oriundos apenas do fator desoneração.

Imagina-se que algumas empresas quando tendem a se alinhar a mudança fiscal antes publicada, a mesma já tenha tido nova publicação. Contudo e pior, existem também as que nunca irão fazer quaisquer mudanças.

Sobra espaço para crescimento na falha dos outros. O ótimo deveras ser adentrado com ciência.

Os questionamentos devem ser vivenciados diariamente como processos administrativos:

Estamos prontos tributariamente?
Como tirar proveito dessa desoneração fiscal?
Consigo aumentar meus lucros?
Que planejamento estratégico poderá ser montado para atrair novos clientes?
Ficarei a frente da concorrência?
O mercado continuará competitivo, porém promissor. Pensem nisso.




Junior Faj


escritor, consultor e palestrantes, 12 anos vivenciando varejo, 4 deles com destaque ao associativismo.



Publicado originalmente em: Portal Qualidade Brasil

Acessado em: 03/04/2013 - 10:20 Horário de Brasília



Desoneração da Folha de Pagamentos

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira a lei que desonera a folha de pagamento de vários setores da economia. Com a medida, as empresas deixarão de recolher os 20% da contribuição previdenciária e passarão a pagar de 1% a 2% sobre o faturamento.

Veja o que muda e o que permanece com a Lei nº 12.794:







Fontes: 




segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ngram apresenta a evolução (e involução), nos últimos 50 anos, das seguintes disciplinas e abordagens: Quality Control (Controle da Qualidade), Quality Assurance (Garantia da Qualidade), Quality Management (Gestão da Qualidade) e Risk Management (Gestão de Riscos).

Atenção profissionais da Qualidade: coloquem as barbas de molho!

O Ngram (*) abaixo que criamos apresenta a evolução (e involução), nos últimos 50 anos, das seguintes disciplinas e abordagens: Quality Control (Controle da Qualidade), Quality Assurance (Garantia da Qualidade), Quality Management (Gestão da Qualidade) e Risk Management (Gestão de Riscos).
O Ngram é autoexplicativo: mostra claramente a evolução da Gestão de Riscos e a involução da Qualidade...
Sem falar que o Ngram ainda não capturou a influência da ISO 31000:2009 no consistente processo evolutivo da Gestão de Riscos...

Clique na figura para melhor visualizá-la.



Isto é mind-blowing !!!

PS: venha discutir essas tendências e o futuro da Qualidade e da Gestão de Riscos no nosso Grupo SUCESSO SUSTENTADO no LinkedIn.
_________________________________________________________

(*) O Google Labs, inovadora seção de aplicativos protótipos do Google, lançou no final de 2010 o "Google Books Ngram Viewer", uma ferramenta que está se tornando uma grande aliada de pesquisadores, professores e estudantes. O "Books Ngram Viewer" utiliza o banco de dados do "Google Books" (sistema de livros digitalizado online para consulta gratuita) para contar quantas vezes um mesmo nome, frase, termo, expressão ou conceito foi utilizado entre 1800 e 2008. Assim, é possível saber a trajetória de uma palavra ao longo de dois séculos de cultura escrita e descobrir um pouco mais sobre as tendências culturais, políticas e sociais de nosso tempo. Saiba mais aqui.
Publicado originalmente em: Blog QSP - Gestão de Riscos
Acessado em: 01/04/2013 - 15:00 Horário de Brasília

Sua empresa vai querer pagar o preço da não qualidade?

Em 25 de março de 2013, em Marketing, Qualidade, por Giovana
Na semana passada, a Unilever anunciou recall de 96 unidades do suco Ades maçã de 1,5 litro fabricadas no dia 25/02/2013.
De acordo com o site Época Negócios, a empresa Unilever Universal, pode receber multa de até R$ 6 milhões do Ministério da Justiça, se ficar comprovado que a falha decorreu de negligência grave ou que a companhia violou normas do Código de Defesa do Consumidor.
A sanção será definida com base em relatório de inspeção feita vigilância sanitária na fábrica da empresa em Pouso Alegre (MG).
Conforme o Portal G1, a Unilever informou no dia 14 de março que detectou um problema de qualidade em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro e que 96 unidades do produto estão inapropriadas para o consumo. Segundo a empresa, o lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com validade até 22 de dezembro, está sendo recolhido.
“Nestas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura”, informou a empresa.
Segundo a fabricante a falha identificada “já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos”.
Além do prejuizo financeiro, Rodrigo Sousa, Auditor e Consultor em Gestão para Qualidade, propõe uma reflexão a cerca da repercussão da falha no processo de qualidade para a reputação da marca.
“Hoje, com a proibição emitida pela ANVISA de comercialização do produto em nível nacional, viu-se uma avalanche de brincadeiras com o produto nas redes sociais, tornando-se incalculável o preço da não qualidade para a marca.” As imagens postadas no facebook  dá uma dimensão do mega trabalho que a equipe de marketing terá.
O fato é que falhas acontecem, e neste caso houve toda uma tratativa de correção, inspeção durante o recall, e se foi detectada uma não conformidade é porque existe um sistema de gestão da qualidade que está atento. Ninguém está livre de falhas e quando são tratadas tem menor chance de recorrências,  a caminho de ações preventivas. Isto é gestão da qualidade!

E sua empresa? Vai querer pagar o preço da não qualidade? Reflita!
Publicado originalmente em: Blog Qualidade Simples
Acessado em 01/04/2013; 13:30 Horário de Brasília