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domingo, 31 de julho de 2011

Os Melhores em Sustentabilidade 2011


RANKING BENCHMARKING 2011 encerra FIBoPS com Chave de Ouro



Casa Cheia, autoridades e personalidades presentes marcaram o encerramento da 4 FIBoPS








O Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, fez uma breve 
saudação aos organizadores e ao publico presente.





Empresas e Gestores Benchmarking 
Comemoram a conquista, e os Diretores da
 Itaipu e Ambev (Nelton Friedrich e Ricardo
 Rolim), 1º e 2º colocados no Ranking, 
aguardam ansiosos pela anuncio ao lado de 
Samira Crespo, Secretária de Articulação 
Institucional e Cidadania do Ministério do
 Meio ambiente
Ontem, 28 de Julho, no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, com a presença de ilustres convidados e autoridades presentes, foi conhecido o Ranking dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira de 2011.

Dos quase 100 inscritos, apenas 28 organizações obtiveram o índice técnico para integrar o Ranking Benchmarking 2011. As práticas inscritas foram avaliadas por uma comissão técnica de 15 especialistas de vários países, que pontuaram os modelos gerenciais destes cases, sem ter acesso ao nome da organização.


Estiveram presentes prestigiando a solenidade, autoridades e convidados especiais: Samira Crespo, 
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente,
 representando a Sra Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente. Bruno Covas, Secretário de Meio 
 Ambiente do Estado de São Paulo representando o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, 
Consuelo Yatusuda Yoshida, Desembargadora Federal – Tribunal Regional Federal da 3ª Região, 
Dr. Paulo Nogueira Neto, primeiro  secretário (com status de ministro) de Meio Ambiente do País.

Na foto ao lado, Marilena Lavorato, Presidente do
Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais
na abertura da Solenidade.




Todos foram homenageados com a entrega do Livro BenchMais2, uma obra que registra a memória dos
 8 anos do Programa Benchmarking com resumos dos 198 cases selecionados até 2010. A obra traz ainda
 artigos e depoimentos de especialistas, entre eles Lester Brown, reconhecido autor internacional que escreve
 sobre economia verde há mais de 20 anos, e conta com o prefácio da Ministra do Meio Ambiente,
 Sra Izabella Teixeira.  

Diretores e responsáveis pela gestão de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade das
 empresas vencedoras estiveram presentes para receber o selo, certificado e troféu conferido a Empresa 
Benchmarking, Detentora das Melhores Práticas de Sustentabilidade do país.
 
Na foto ao lado, momento em que Dr. Paulo Nogueira Neto foi 
homenageado pelo Instituto Mais, recebendo das mãos de Bruno 
Covas, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, uma 
placa de reconhecimento especial, e um livro BenchMais 2 com os 
cases Benchmarking das ultimas edições, das mãos de Marilena 
Lavorato, Presidente do Instituto MAIS





A Solenidade teve na abertura, apresentação da Orquestra Filarmônica do Senai SP, sob a regência do
 Maestro Thomaz Ferreira Martins, e encerrou com um coquetel de confraternização, cardápio 100% 
orgânico. A solenidade Benchmarking reuniu um seleto publico de especialistas, diretores, autoridades e
 lideranças atuantes em sustentabilidade de cerca de 300 pessoas

















Momentos Especiais de celebração com a apresentação da Orquestra Filarmônica SENAI SP,
 com 75 integrantes, alunos e ex alunos da entidade e, do Coral Unicanto com 46 vozes, 
um projeto de inclusão social com adolescentes da cidade de Bauru

O Ranking Benchmarking é apresentado sempre no encerramento da FIBoPS, Feira e Congresso
expositores, 05 patrocinadores, e em 03 dias de realização (26 a 28 de Julho), recebeu aproximadamente 
7 mil visitas. A Organização da FIBoPS é feita pelo Instituto Mais – Mais Atitude Instituto Socioambiental

Veja abaixo, o Ranking 2011 dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira, selecionados pelo
 Programa Benchmarking Brasil: 
  
Ranking Benchmarking 2011
Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade

1º Colocado 
Case: Espaço Rural Sustentável - CAB

2º Colocado
Case: Banco Cyan

3º Colocado
Grupo Baram
Case: Alternativa para Resíduos

4º Colocado
Case: Projeto Vale Luz NEOENERGIA 

5º Colocado
Case: Fundo Vale: um legado para o planeta

6º Colocado
Case: Eco-revestimento de tubulações 

7º Colocado
Case: Recuperação APP Riacho da Anta 

8º Colocado
Case: Gincana Vida Sustentável

9º Colocado
Case: Revitalização do Córrego Rico

10º Colocado
Case: Viveiro: Semeando a inclusão

11º Colocado
Cargill Agrícola
Case: Projeto Salto + Limpo

12º Colocado
Case: Comunicação visual sustentável

13º Colocado
Case: Biodiversidade e Cinturão Verde

14º Colocado
Case: O socioambiental na Corporação

15º Colocado
Case: Investimento Social Pesca

16º Colocado
Case: Cadeia Sustentável da Copaíba Amazônica

17º Colocado
Case: Projeto Integrado Biodiesel - 100% Biodiesel

18º Colocado
Case: Relocação Vila do Engenho

19º Colocado
Case: Glass is Good™

20º Colocado
Case: Programa Fomento Florestal

21º Colocado
Duratex          
Case: Educação e Inclusão Social

22º Colocado
Case: Oficina de reciclagem de lonas

23º Colocado
Case: Conservação Parque Cerrado

24º Colocado
Case: Projeto INFOCICLE

25º Colocado
Case: Display Reciclável

26º Colocado
Case: ABRAÇO VERDE - CENTRO - SABESP 

27º Colocado
Rucher & Associados Marketing Associados
Case: 22 anos fazendo business do bem

28º Colocado
Case: Cooperativismo Sustentável


Sobre o Benchmarking
O Programa Benchmarking está em sua 9ª edição e já selecionou 226 cases, cujos resumos estão
 disponíveis no maior banco de boas práticas de livre acesso do País. Compartilha este conhecimento
 socioambiental aplicado em eventos e publicações técnicas, abertas e gratuitas. São 05 eventos ao ano, 
e 02 publicações – Revista e Livro, nas versões, eletrônico e impresso. Este ano lançou o volume 2 da
 Série BenchMais, uma obra de referência em gestão socioambiental e distribuída gratuitamente 
nas universidades e entidades representativas. Mais informações no site www.benchmarkingbrasil.com.br

Sobre a FIBoPS
A FIBoPS é um dos maiores intercâmbio internacional pró-sustentabilidade do país, se encontra em sua
 4ª edição, e recebe a massa critica da sustentabilidade, um publico altamente qualificado e formador de 
opinião. Abriga grandes atrações em único local e data: Mostra Tecnológica, Congresso Internacional 
com palestrantes do Brasil e de outros países, Salas do conhecimento com universidades, Ilhas de 
 sustentabilidade com grandes empresas e instituições representativas, Espaço lúdico cultural com oficinas
 e mostras artísticas, Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer onde é apresentado o Ranking
 dos detentores melhores práticas, certificados pelo Programa Benchmarking, Lançamento de publicações,
 Salas Técnicas com demonstrações, rodadas e fóruns de debates, entre outros. É um dos eventos mais
 recomendados pelos especialistas de sustentabilidade. Mais informações no site www.fibops.com.br

Sobre o Instituto MAIS:
O instituto MAIS é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é compartilhar o conhecimento
 socioambiental aplicado, de modo a promover a capacitação de profissionais e da sociedade,
 fortalecendo e elevando o nível do debate em tão importante área. Com a finalidade de alcançar estes
 objetivos realizamos diversos projetos, sendo a maioria deles, gratuitos e abertos ao público interessado,
 democratizando assim, o acesso ao conhecimento qualificado, capacitando pessoas e fomentando um
 desenvolvimento mais justo e sustentável. Mais informações, visite o site: www.institutomais.org

São Paulo, 29 de Julho de 2011
Mais Informações no site http://www.benchmarkingbrasil.com.br/    e   http://www.fibops.com.br/

SERVIÇO:
Agendamento, credenciamento e informações à Imprensa: 
Agência Cultura de Paz – Educação e Comunicação para Sustentabilidade
imprensa@agenciaculturadepaz.com.br
Tels.:             (11) 2548-2569       / 2558 – www.agenciaculturadepaz.com.br

Fonte: http://www.fibops.com.br/modules/news/article.php?storyid=70

Termos e Definições: Benchmarking


Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

Apesar do seu neologismo, "Benchmarking" é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime uma filosofia. Este processo não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).


Evolução histórica


A necessidade de avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa e sistemática, procurando identificar e actuar nos factores de sucesso e de insucesso, fez com que se desenvolvesse uma nova ferramenta de gestão (metodologia) conhecida por Benchmarking.

Inicialmente, é nos EUA que o benchmarking ganha expressão, individualidade e notoriedade, atribuindo-se à Rank Xerox Corporation o pioneirismo na introdução da prática de Benchmarking. Posteriormente, outras organizações destacaram-se ao aplicar com sucesso o Benchmarking, entre as quais destacamos: Ford Motor Company, Alcoa, Millken, AT&T, IBM, Johnson & Johnson, Kodak, Motorola e Texas Instruments, tornando-se quase obrigatório para qualquer organização que deseja melhorar os seus produtos, serviços, processos e resultados.

Do Benchmarking, podem beneficiar as empresas, independentemente da dimensão, dos seguintes sectores de actividade (comércio; indústria; prestação de serviços às empresas; construção; logística e transportes, ou seja, aplica-se a quase todas as empresas) ou entidades da envolvente empresarial, como ferramenta de apoio ao aconselhamento às empresas suas clientes.

O que é o Benchmarking ?


Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou monitorando) o benchmarking.

De todas as definições encontradas sobre Benchmarking, destacam-se duas:

O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correcta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.[1]

ou, ainda, uma definição mais sintética, mas igualmente objectiva: Processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado "o melhor nível", visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem [2] A curiosidade histórica do termo vem das marcas ("marks")que os viajantes deixavam nos bancos ("bench") de descanso para indicar a que distância estavam de Roma (a referência), a capital de um grande império da antiguidade.

Os princípios do benchmarking


Sistemático
O Benchmarking não é um método aleatório de recolher informação, mas trata-se de um processo sistemático estruturado etapa a etapa, com o objetivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado.

Os outputs deste processo proporcionam às empresas comparar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com os das organizações representantes das melhores práticas.

É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.

É um processo de descoberta e de uma experiência de aprendizagem. Exige a identificação das melhores práticas e a projeção do desempenho futuro.

A idéia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, "copiar" modelos de outras empresas significa "economizar" tempo e trabalho.

Por definição, as "cópias" nunca serão iguais. Haverá sempre ajustes, adaptação e aprimoramentos, o que garante a "evolução" da idéia original.

Vantagens e desvantagens do Benchmarking


O Benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente performance empresarial . A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de Benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de Benchmarking é aplicada de forma correta, facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.

Benchmarking é:

  • Um processo contínuo;
  • Uma procura que fornece informação valiosa;
  • Um processo de aprendizagem;
  • Um leque de oportunidades;
  • Uma análise aos processos;
  • Uma ferramenta de gestão, aplicável aos processos da empresa.

Benchmarking não é:

  • Um ato isolado;
  • Um livro de receitas;
  • Uma cópia ou uma imitação;
  • Reinventar o que já foi inventado;
  • Uma constatação de factos;
  • Uma moda de gestão.

As vantagens da análise de Benchmarking são, sem dúvida, mais numerosas que as desvantagens. Quer as pessoas, quer as empresas, todos gostam de ser como os melhores. E o Benchmarking é, precisamente, “espreitar” os melhores para ser como eles. Como vantagens pode-se identificar:

  • Introduzir novos conceitos de avaliação;
  • Melhorar o conhecimento da própria organização;
  • Identificar áreas que devem ser objecto de melhorias;
  • Estabelecer objectivos viáveis e realistas;
  • Criar critério de prioridade no planeamento;
  • Favorecer um melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado;
  • Aprender com os melhores.

No entanto, deve-se ter em conta que:

  • Existem inúmeras empresas que negam ou distorcem os dados, apesar do Código de Conduta que se comprometem a respeitar, precisamente devido ao fato de que não querem que outras atinjam os patamares de excelência financeira, operacional, logística, social, ambiental, etc., porque, se os atingirem, terão mais um concorrente no mercado a concorrer com as mesmas “armas”;

  • Por outro lado, existem empresas que invejam os indicadores de outras com dimensão diferente, ou que actuam num mercado que não é o mesmo, comparando o que não é comparável. Por vezes é errado e prejudicial para a própria empresa.


Tipos de Benchmarking


Benchmarking competitivo

Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Um método recomendado para obeter as informações dos concorrentes é a utilização de "cliente oculto". Além disso, tem como objetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc.


Benchmarking interno

A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.


Benchmarking genérico

Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais verdadeiras.


Benchmarking funcional

Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".

Conceito


Benchmarking é uma técnica que consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas. É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.

Isto é, o benchmarking consiste na procura de melhores práticas de administração, como forma de ganhar vantagens competitivas. Faz uso de pontos de referências que funcionam em vez de criar algo novo.
Benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão. O seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizagem. Isto é feito de duas maneiras:

1 – Identificando resultados excelentes, geralmente mensurados através de métricas ou indicadores. Tais resultados servem de estímulo para os esforços de melhoria e dão uma garantia que, através de esforços inteligentes, tais resultados poderão ser igualados.

2 – Identificando as chamadas melhores práticas que, geralmente com alguma adaptação à cultura e às peculiaridades da organização, podem servir de referência para uma mudança que leve a melhores resultados.
O objetivo principal de se fazer benchmarking é implementar mudanças que levem a melhorias significativas nos produtos e processos da organização e, consequentemente, nos seus resultados. Qualquer organização, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, de qualquer setor ou porte, pode utilizar o Benchmarkingpara entender e melhorar os seus processos [2].

benchmarking é uma das formas mais eficazes de se estabelecer metas e tem um efeito motivacional grande junto às equipes.


Processo de Benchmarking


O processo de Benchmarking tem, em geral, 5 fases: planejamento, coleta de dados, análise, adaptação e implementação. Mas a metodologia mais detalhada, descrita por CAMP (1998) apresenta as seguintes etapas:

  1. Identificar empresas→ comparativas
  2. Definir método e coletar dados
  3. Determinar a lacuna de desempenho
  4. Projetar níveis de desempenho futuro
  5. Comunicar descoberta dos marcos de referência e obter aceitação
  6. Estabelecer metas funcionais
  7. Desenvolver plano de ação
  8. Implementar ações específicas e monitorar progresso
  9. Recalibrar marcos de referência

Uma metodologia prática e eficaz de Benchmarking pode ser encontrada na referência [2].
Segundo a pesquisa Management Tools & Trends 2005, feita pela Bain & Company [1], o Benchmarking é a terceira ferramenta de gestão mais usada pelas empresas ([2]).


Benchmark


Enquanto o Benchmarking é o processo de identificação de referenciais de excelência, o Benchmark é o referencial de excelência em si. A origem do termo Benchmarkparece estar nas marcas de referência usadas nas medições topográficas.

Histórico


Pode-se dizer que o processo benchmarking foi inserido no ambiente de negócios pela Xerox, que o definiu como "o processo contínuo para medir os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou com as companhias reconhecidas como líderes da indústria".


Metodologia de implementação de um processo de Benchmarking


O processo de implementação está dividido em cinco fases, que por sua vez, estão subdivididas em atividades e estas em tarefas. As cinco fases deste processo, são:

Planejamento
  • Identificação do item
  • Obtenção do apoio da Direção
  • Desenvolvimento do sistema de medida
  • Desenvolvimento do plano de coleta de informação
  • Revisão dos planos
  • Caracterização do item

Coleta interna de informação
  • Coleta e Análise de Informação Publicada Internamente
  • Seleção de potenciais parceiros internos
  • Caracterização do item em cada parceiro
  • Coleta Interna de Dados
  • Realização de visitas aos parceiros

Coleta externa de informação
Como já foi dito, as atividades constituintes desta fase são uma repetição das descritas na fase anterior, e estão divididas para efeitos de concepção em duas grandes atividades:
  • Coleta de informação publicada externamente
  • Coleta de dados externos

Melhoria do desempenho do item
Esta fase não é mais do que decidir quais as melhores práticas a aplicar. Sua metodologia de implementação é crítica, pois requer análises muito cuidadosas de grande quantidade de informação recolhida, bem como a interpretação dos elementos no contexto da organização. Envolve:
  • Identificação das Ações Corretivas
  • Desenvolvimento do Plano de Implementação
  • Obtenção da Aprovação da Solução
  • Implementação e Verificação da Solução

Melhoria contínua
Nesta altura, após terem sido alcançados os objetivos a que se propusera, a organização tem duas alternativas: direcionar os esforços para a melhoria de outro item e nada fazer pelo primeiro ou continuar a trabalhar na melhoria do desempenho do item. Quando se abandonam os esforços de melhoria contínua, o melhor que pode acontecer é que o desempenho se mantenha estável. No entanto, as organizações concorrentes poderão estar a trabalhar em melhoria contínua, o que vai provocar, num futuro próximo, um novo desvio negativo no desempenho do item. É claro que é preferível continuar os esforços de melhoria do item, e para tal deverão ser realizadas duas atividades:
  • Manutenção da base de dados
  • Implementação da melhoria contínua do desempenho

Casos de sucesso


  • "Na Federal Express, o capital intelectual de toda o nosso pessoal é o nosso recurso mais valioso. Por isso, a aprendizagem rápida é tão importante na Federal Express e noutras organizações que têm que conseguir mudanças rápidas. Estudar e aprender com as melhores práticas é de uma importância crítica, para todos aqueles gestores que desejam levar a sua organização para o circulo dos vencedores."
Michael E. Reed Managing Director of Operations Audit and Quality Federal Express 1990 Malcolm Baldrige Nacional Quality Award Winner

  • "Aprender através do Benchmarking tem sido fenomenal na Ameritech. Os gestores compreendem quão insensato pode ser reinventar a roda permanentemente, quando em vez disso, pode-se aprender com os outros na criação de idéias inovadoras para o redesenho de processos."
Orval L. Brown Process Architecture / Benchmarking Manager Ameritech

  • "O Benchmarking tornou-se uma das principais ferramentas para a gestão pela qualidade total. Muitas das vezes o processo de Benchmarking permite a tomada de consciência necessária para levar a cabo as mudanças profundas e radicais no desempenho das organizações, que normalmente são desesperadamente ambicionadas."
A. Blanton Gogfrey Chief Executive Officer Juran Institute, Inc.


  • "Durante décadas, o medo da possibilidade da desconfiança manteve as companhias americanas afastadas de partilhar idéias, promover reuniões conjuntas ou mesmo fazer visitas umas às outras. Actualmente os tempos estão a mudar e muitos gestores já compreenderam os potenciais benefícios de adaptar as melhores práticas."
Arnold J. Lieberman Senior Business Development Officer and Vice President Chase Manhattan Bank

  • "Para vencer os desafios do amanhã, a BC Telecom sabe que tem que competir hoje com os melhores. Os conceitos inovadores do Benchmarking, em vez das tradicionais soluções, têm sido essenciais para o nosso sucesso"
Brian A. Canfield Chairman and Chief Executive Officer British Columbia Telecommunications Company

  • "Chamem-lhe sabedoria ou senso comum, mas quando se estuda organizações de excelência, fica-se com excelentes idéias para a sua própria companhia."
Gary Mise Benchmarking Coordinator EXXON Company, USA

  • " O benchmarking é uma ferramenta poderosa, pois pode ser aplicada a todas as funções da nossa organização"
Roland Loesser Chief financial Officer Sandoz Corporation



Referências

1. Camp, Robert C., Benchmarking O caminho da Qualidade, São Paulo, Pioneira, 1993.
2. Pagliuso, Antônio Tadeu. Benchmarking: Relatório do Comitê Temático, Rio de Janeiro, Qualitymark, 2005. ISBN 85-7303-551-X
3. BOGAN, Christopher - Benchmarking – Aplicações Práticas e Melhoria Contínua - Makron Books
4. ARAÚJO, Luiz César – Organização, Sistemas e Métodos e as Modernas Ferramentas de Gestão Organizacional – São Paulo, Atlas: 2001

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking